quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Produção de cobre- texto /ALANA

Como sabemos, os metais possuem uma enorme importancia para a humanidade. Não fosse por eles, seja por uma questão estética ou de utilidade, não teríamos chegado até aqui, ou pelo menos, não da forma que estamos.

Porém, a pergunta que nós nos devemos fazer em relação à produção de cobre é que, além de suas vantagens, ela também podem trazer perigos a um dos mais importântes bens da natureza, o equilíbrio terrestre.

Apesar da maioria nunca ter parado para se perguntar se essa ação gera ou não algum problema ao meio ambiente, a realidade é muito além das nossas espectativas, pois a produção de metais é um dos principais fatores causadores do aquecimento global.

O cobre é amplamente distribuido à natureza no estado elementar, como sulfetos, ansenitos, cloretos e carbonatos. Na crosta terrestre, apresenta uma abundância natural de aproximadamente 60mg/kg e 2,5x10 mg/litro nos mares. E em forma de óxidos ou sulfetos, é apresentada muitas vezes em minérios. A malaquita e a colcopirita são as principais fontes de cobre.

Pode pareçer haver muito cobre na Terra, e para muitos, também pode pareçer ser fácil o processo de extração, porém, é mais complicado do que se pode imaginar, e da forma de extração mais comum, os impactos ambientais causados por eles na natureza são piores.

Há uma solução para a extração de cobre sem muitos problemas "acarretados" a este. Porém esse meio é mais caro, exige mais trabalho e mão de obra, e por isso, é o meio menos comum atualmente.

Alana n° 01
fonte: http://www.maxipas.com.br/principal/pub/anexos/20080812020059cobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário